terça-feira, 22 de maio de 2007

A História da Globalização


Tendo uma visão apenas da Globalização económica na História, vamos encontrá-la já muito antes do Império Romano. A Globalização aparece na constituição do Império Chinês; na civilização egípcia, que manteve o domínio de todo o continente africano; Na Grécia, que apesar das cidades-estado, que mesmo independentes viam uma globalização da economia. O que os Romanos fizeram foi jurisdicizar a Globalização da economia. Os gregos descobriram o direito. Mas é em Roma que o direito surge como instrumento de poder, pois só assim os romanos poderiam organizar e controlar o Estado. Além disso, com a expansão territorial, os romanos vêem-se obrigados a construir uma rede de estradas, que possibilitou a comercialização e a comunicação entre os diversos povos.


Porque é que os portugueses se lançaram às grandes descobertas? Não só para se proteger dos mouros espanhóis, mas também para procurar novas rotas comerciais de globalização. Nestes séculos (XIV e XV) ocorreram um descompasso entre a capacidade de produção e consumo. O resultado disso foi uma produtividade baixa e falta de alimento para abastecer os núcleos urbanos, enquanto a produção artesanal não tinha um mercado consumidor, a solução para esses problemas estava na exploração de novos mercados, capazes de fornecer alimentos e metais a ao mesmo tempo, aptos a consumir os produtos artesanais europeus.


Outro exemplo que temos é do século XIX, que se chama Imperialismo ou neocolonialismo. Ocorreu quando a economia europeia entrou em crise, pois as fábricas estavam a produzir cada vez mais mercadorias em menos tempo, assim, com uma superprodução, os preços e os juros dispararam. Na tentativa de superar a crise, os países europeus, EUA e Japão foram buscar mercados para escoar o excesso de produção e capitais.


Cada economia industrializada queria mercados cativos, transformando o continente Africano e Asiático num centro fornecedor de matéria-prima e consumidores de produtos industrializados, gerando com isso um alto grau de exploração e dependência económica.


Podemos comparar essa dependência económica e exploração com os dias de hoje, pois é difícil de acreditar na possibilidade que os países desenvolvidos foram generosos com os demais, os emergentes e subdesenvolvidos.

Já no final dos anos 70, os economistas começaram a difundir o conceito de globalização, usada para definir um cenário em que as relações de comércio entre os países fossem mais frequentes e facilitadas. Depois, o termo passou a ser usado fora das discussões económicas.


Assim, as barreiras comerciais entre os países, começaram a cair, com a diminuição de impostos sobre importações, o fortalecimento de grupos internacionais (como o Mercosul ou a Comunidade Europeia) e o incentivo do governo de cada país à instalação de empresas estrangeiras em seu território.

Nenhum comentário: