terça-feira, 22 de maio de 2007

Globalização Financeira


O presente ensaio tem por objectivo analisar sucintamente, o fenómeno da globalização financeira, apresentando os seus aspectos positivos e negativos, bem como seu impacto sobre a economia.


O primeiro destes impactos, diz respeito à maior integração entre os sistemas financeiros nacionais, destacando-se os países desenvolvidos e os "mercados emergentes" (como o Brasil, por exemplo). Esse facto manifesta-se, quando se percebe que existe uma proporção crescente de activos financeiros emitidos por residentes.


O segundo impacto, dá-se com o aumento da concorrência nos mercados internacionais de capitais, manifestado por transacções financeiras internacionais, envolvendo os bancos de um lado, e instituições financeiras de outros.


E o terceiro, ocorre com a extraordinária expansão dos fluxos de capitais (títulos, acções, empréstimos, financiamento, moedas e derivativos), em todos os mercados integrantes do sistema financeiro internacional.


O balanço de vantagens e desvantagens da globalização financeira tem especial importância para as nações em desenvolvimento, surpreendidas, pela explosão desse fenómeno e com a intensidade de seus efeitos.

Nenhum comentário: